O público-alvo é a população sexualmente ativa. A ideia é reforçar o uso do preservativo como medida de prevenção
O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (31) a campanha de
prevenção às DST/aids para o carnaval deste ano. Com o tema “A vida é
melhor sem aids. Proteja-se. Use sempre a camisinha”, a campanha
pretende chamar a atenção para a diferença que faz o uso do preservativo
na hora da relação. O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas
Barbosa, representou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na
cerimônia de lançamento, na manhã de hoje, na quadra de esportes do
Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro.
Além da apresentação da campanha, foram homenageados os trabalhos
desenvolvidos por 18 agentes de prevenção, nas comunidades do Rio.
Essas ações fazem parte do Projeto Aids e Comunidades, uma parceria
entre a ONG “Centro de Promoção da Saúde” (Cedaps) e o Ministério da
Saúde. As atividades do projeto se alinham à campanha de carnaval deste
ano, cujo público-alvo é a população sexualmente ativa.
Durante a cerimônia, o secretário destacou a importância da campanha
para conscientizar a população na adoção das medidas de prevenção. “Os
jovens de hoje não viram tantas personalidades morrerem de aids nos anos
80”, observou Barbosa. Ele lembrou que a doença ainda mata 12 mil
pessoas por ano, no Brasil.
Segundo o secretário, campanha é de fundamental importância para
intensificar a prevenção à DST/aids. Ele chamou a atenção para pesquisas
divulgadas, nos últimos anos, que mostram uma queda no uso da camisinha
de 58% para 49% , todas as faixas etárias, nas relações com parceiros
casuais.
O Ministério enviou aos estados e municípios brasileiros mais de 68,6
milhões de unidades de preservativos para serem distribuídos no período
do carnaval. “Queremos reforçar que o uso da camisinha deve ser um
hábito e pode até melhorar a relação. É preciso desconstruir o
imaginário popular de que fazer sexo sem o preservativo é melhor”,
destacou o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do
Ministério da Saúde, Dirceu Greco.
A campanha também terá anúncios em outdoor, busdoor, taxidoor, esteiras
de aeroportos, abrigos de ônibus e blimps (balões). Foram produzidos
três jingles para serem veiculados nas rádios – um em ritmo de axé,
cantado por Carlinhos Brown, outro de samba e outro de frevo.