http://www.facebook.com/profile.php?id=100002596731675&ref=tn_tnmn

ESF POP RUA

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Caderneta de vacinação também para idosos e adultos


Não só as crianças, mas adultos e idosos também devem manter em dia suas cadernetas de vacinação. Para este último grupo, que engloba as pessoas acima dos 60 anos, há a “caderneta de saúde da pessoa idosa”, distribuída pelas secretarias de sáude dos municípios e estados. Vale destacar a importância deste cuidado, pois além diversas doenças, está incluída a vacina contra a gripe, que tantas complicações provoca.

O cartão oferece a oportunidade de acompanhamento de diferentes aspectos, tais como o controle do peso, a glicemia e a medicação que eventualmente o idoso faça uso.
calendário de vacinação do idoso 2012/2013 recomendado pela Sociedade Brasileira de Imunizações indica as seguintes vacinas como rotineiras: influenza (gripe), pneumocócica 23-valente(para aqueles com indicações nos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais – CRIES), disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do País), tríplice bacteriana (difeteria, tétano e coqueluche), hepatites A e B, febre amarela. Já as meningocócica conjugada ACWY e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) têm recomendações para o caso de epidemias.
Essa prevenção básica é simples de ser adotada, mas exige atenção. As vacinas têm diferentes rotinas para fazerem efeito. Os números de doses variam de uma para a outra, assim como o intervalo para ser tomada. Um exemplo da atenção exigida é a do caso da hepatite B. É necessário tomar três doses – a segunda 30 dias após a primeira e a terceira seis meses depois.

É fundamental que o estrito controle e que cada ciclo seja completado, para assegurar a imunização para cada doença. Vale conversar com o médico de confiança para que ele ajude nesta tarefa. Afinal, as vacinas são excelentes meios de prevenção.

Fonte: JB online