http://www.facebook.com/profile.php?id=100002596731675&ref=tn_tnmn

ESF POP RUA

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Rede HumanizaSUS ganha novas funcionalidades



A Rede HumanizaSUS está de cara nova! A rede social dos trabalhadores, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) interessados no tema da humanização da saúde foi remodelada e já pode ser acessada com novas funcionalidades, mais ágil e integrada a outras redes sociais. O projeto de expansão começou ano passado, mas a transição para a nova plataforma se deu no final de outubro, quando todos os conteúdos foram migrados para o novo formato, numa nova moldura visual, com todos os comentários e posts mantidos.
Dentre as novas funcionalidades estão a possibilidade de os participantes da RHS divulgarem os conteúdos produzidos na RHS diretamente em suas redes sociais, como o Twitter e o Facebook. Além disso, com a nova RHS vai ser possível se criar Comunidades, ferramentas que prometem movimentar os participantes com interesses comuns, pois será espaço restrito para conversas temáticas de grupos específicos, como por exemplo os apoiadores de determinado local, ou estudantes de determinado curso.
O design foi reprojetado para telas com maiores resoluções gráficas e foi acrescentado um sistema de filtro de participantes, que possibilita filtrar os usuários e os conteúdos da RHS por estado e cidade de origem, e saber rapidamente, o que foi publicado na RHS por determinado usuário, ou de determinada cidade e estado. Seus botões, menus de acesso, a composição de cores e a forma de chegar a determinadas áreas da Rede, foram melhorados como o Painel de controle, espaço que dá acesso às configurações da conta de cada participante, seu perfil de usuário da RHS, bem como por onde os participantes poderão publicar os novos posts e conteúdos que desejem divulgar na rede. Tudo isso para aprimorar e facilitar a divulgação das experiências de um SUS que dá certo, com a perspectiva de mudar a relação da população brasileira com a saúde pública.
Alguns ajustes ainda estão sendo realizados, segundo o coordenador da RHS, Ricardo Teixeira. “Mais do que com a compreensão, contamos com a colaboração de todos, dando-nos feedbacks e fazendo sugestões para melhorar a experiência de uso da RHS”, afirmou.

Para o coordenador da Política Nacional de Humanização, Gustavo Nunes de Oliveira, a RHS vai além de uma experiência bem-sucedida de rede colaborativa aberta, constituída em torno das ferramentas de blog, mas ela vai se fortalecer como um portal de encontro, com espaço para demanda e ofertas de apoio, que aumenta sua potência para o encontro de redes de redes.
“A nova versão da RHS amplifica o apoio matricial multilateral, a formação de comunidades, de redes de conversação, atualizando o método da Tríplice Inclusão da PNH com alcance e profundidade inimagináveis. Pretendemos ampliar muito os espaços de formulação colaborativa da PNH, ampliar a dimensão pública dessa política pertinente e necessária para o SUS e para a luta pela democratização institucional. E o melhor é que tudo isso se mostra possível sem que precisemos recorrer a nenhum tipo de moderação, sem censura e sem controle de participação. É uma ousadia e uma inovação que a PNH dispara e dá condições de sustentabilidade, já que a RHS é uma produção dos participantes da própria rede”, finalizou Nunes de Oliveira.
  • Experimente a nova Rede HumanizaSUS! Acesse http://www.redehumanizasus.net e participe você também da maior comunidade de gestores, trabalhadores e usuários do SUS!

Fonte: Ministério da Saúde


Leia mais: Rede HumanizaSUS ganha novas funcionalidades - Notícias - Enfermagem e Saúde