http://www.facebook.com/profile.php?id=100002596731675&ref=tn_tnmn

ESF POP RUA

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Fique Sabendo - Saúde realiza Mobilização Nacional de Prevenção, Testagem de Sífilis e HIV




objetivo da iniciativa é chamar a atenção para a importância do diagnóstico do HIV/aids, sífilis.
O governo federal tem pressa em diagnosticar as cerca de 250 mil pessoas no país que vivem com HIV e não sabem disso. “O diagnóstico precoce seguido do acesso a medicamentos antirretrovirais e do acompanhamento clínico adequado são os grandes responsáveis pelo aumento da qualidade de vida dos portadores do HIV”, afirmou o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Dirceu Greco. 

Com a mesma confiabilidade do tradicional, o teste rápido é 100% nacional desde 2008, produzido pela Biomanguinhos/Fiocruz e pela Universidade Federal do Espírito Santo. Nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs), a entrega do resultado é sigilosa e se o resultado final der positivo, a pessoa em atendimento é encaminhada para tratamento nos serviços de referência.

O Fique Sabendo – ação de mobilização direcionada à ampliação do diagnóstico precoce de aids – atua em duas frentes: em Unidades Básicas de Saúde, CTAs e ambulatórios ou em locais como praças, feiras e eventos específicos. Além da realização de testes rápidos, distribui insumos para prevenção, como camisinhas, gel lubrificante e material informativo sobre HIV/aids e DSTs.

1) testagem para HIV;

2) testagem de sífilis;

2) coleta de exames citopatológicos;

3) aferições de PA e controle glicêmico;

"É fundamental que as pessoas com vida sexual ativa façam o teste, para descobrirem se são ou não portadoras do vírus HIV e, em caso positivo, iniciarem imediatamente o seguimento médico".