http://www.facebook.com/profile.php?id=100002596731675&ref=tn_tnmn

ESF POP RUA

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Cidades-sede conhecem ações de saúde no Carnaval




A experiência de Salvador em ações de saúde durante o Carnaval servirá como modelo para as cidades que receberão a Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo 2014. As ações são desenvolvidas pela Coordenação Municipal de Urgência e Emergência de Salvador, criada em 2008, e começou a atuar no carnaval de 2009.
O plano apresentado mostrou, por exemplo, que a inclusão, em 2011, do Serviço Social nas ações de saúde foi fundamental na regulação e encaminhamento de crianças e adolescentes no período da festa. Ainda durante o evento, foi apresentada a experiência da divulgação de dados de saúde para um gestor de informação durante a festa.
“Durante o atendimento, o enfermeiro registra em um documento todas as informações sobre assistência e o material consumido, em tempo real. Essas informações são enviadas para o gestor da informação que transmite para a Secretaria de Segurança Pública, o que facilita a tomada de decisões”, contou a coordenadora de Enfermagem da Rede de Urgência e Emergência de Salvador, Maria de Fátima Rocha.
Os representantes das cidades-sedes, tiveram contato com o planejamento durante a reuniãoCâmara Temática da Saúde, realizada em Salvador, na última semana. Para Fátima Rocha, as palestras cumpriram o objetivo de apresentar aos demais participantes as atividades que já são realizadas pela cidade em relação aos eventos de massa. “Acredito que as boas experiências devem ser compartilhadas e não escondidas. Os participantes passaram a ver o carnaval de outra maneira e acredito que essa experiência servirá como modelos para as demais cidades”, comentou.
Câmara da Saúde – A Câmara Temática da Saúde é coordenada pelo Ministério da Saúde, que faz a interlocução com as 12 cidades e os estados onde serão realizados os jogos: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
Entre os objetivos da Câmara destacam-se a coordenação do planejamento de ações nacionais na área da saúde, estabelecendo diretrizes gerais e metas, ações estratégicas e o apoio às ações com os municípios-sedes.
FONTE: Lívia Nascimento / Agência Saúde