Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão acessar dados sobre serviços prestados em estabelecimentos da rede pública, como internações e cirurgias.
TRANSPARÊNCIA
A partir de agora, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) poderá
acessar as informações sobre o atendimento que recebeu nas unidades
públicas, por meio do Portal de Saúde do Cidadão. O novo portal foi
lançado nesta terça-feira (5) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
No portal http://portaldocidadao.saude.gov.br,
serão registradas informações sobre internações, atendimentos
ambulatoriais de alta complexidade e cirurgias – dados de divulgação
restrita aos pacientes, que poderão liberá-los a médicos por quem
estejam sendo acompanhados.
O usuário também poderá acrescentar informações importantes
relacionadas à sua saúde, como doenças crônicas ou alergias, ou anexar
laudos de exames já realizados. “Ao acessar estas informações, qualquer
equipe de saúde em qualquer lugar do Brasil poderá traçar o diagnóstico e
ofertar o tratamento mais adequado ao histórico do paciente”, ressaltou
o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acrescentando que a ferramenta
permite, ainda, que o cidadão possa se comunicar com o seu médico e
inclusive receber orientações.
O usuário poderá consultar se já possui um número do Cartão SUS. Quem
não tem pode fazer o pré-cadastro e depois validá-lo na unidade de saúde
mais próxima. Quem já tem também precisará ir até uma unidade de saúde
para receber a senha de acesso ao Portal e concluir o cadastro.
Além das informações individuais, ofertadas restrita e pessoalmente, o
portal também possibilitará consulta a todos os estabelecimentos que
atendem pelo SUS, como unidades básicas, clínicas e hospitais. Com o
auxílio de mapas, o cidadão localizará a opção de atendimento mais
próxima e identificará pontos para retirada de medicamentos pelo
programa Aqui Tem Farmácia Popular.
TECNOLOGIA NAS UNIDADES BÁSICAS – Outra ferramenta que moderniza os serviços de saúde é o software público
E-SUS Atenção Básica (E-SUS AB), capaz de organizar a gestão do
funcionamento das unidades básicas e que será ofertado gratuitamente a
todos os municípios.
A plataforma, desenvolvida a partir de convênio entre o Ministério da
Saúde e a Universidade Federal de Santa Catarina, implanta o prontuário
eletrônico, que reunirá, sem necessidade de papel, todo o histórico de
atendimento daquele paciente. Além disso, oferece soluções para controle
de estoques de medicamentos e insumos, agendamento de consultas e
monitoramento do cumprimento da carga horária dos profissionais de cada
unidade.
“O Ministério da Saúde desenvolveu um sistema para ajudar o prefeito a
gerenciar melhor a Unidade Básica de Saúde, controlar o horário do
médico, a agenda e manter as informações do prontuário do cidadão
disponíveis aos profissionais de saúde. Assim, o médico vai saber quais
doenças aquele paciente tem, quais tratamentos e exames já realizou e
poderá prestar um atendimento de melhor qualidade”, informou Alexandre
Padilha.
Segundo o ministro, a ferramenta irá proporcionar economia aos
municípios. “Há municípios que chegaram a gastar até R$ 2 milhões para
desenvolver um sistema próprio de informação. Agora, todos receberão de
graça”, destacou.
As informações específicas sobre cada paciente que constarem na
plataforma ficarão registradas nas unidades de cada município. Para
ampliar a adesão a essas ferramentas e aperfeiçoar a capacidade de
atendimento, o Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério das
Comunicações, irá custear conexão a internet banda larga para as quase
14 mil unidades básicas que aderiram ao Programa Nacional de Melhoria do
Acesso e da Qualidade (PMAQ). O programa induz a ampliação do acesso e a
melhoria da qualidade da atenção básica.
“Vamos financiar a Internet Banda Larga, com velocidade adequada para
todas as UBS que fazem parte do PMAQ e ainda para as novas que vierem a
fazer parte do programa. Desta forma, vamos garantir que todos os
dispositivos e ferramentas que integram o conjunto de ações do sistema
nacional de saúde sejam acessados por todas as UBS que fazem parte do
PMAQ”, afirmou o secretário de Gestão Estratégica e Participativa, Luiz
Odorico Andrade.
A conectividade garante maior agilidade no uso do Cartão Nacional, do
prontuário eletrônico e do Portal do Cidadão, aumentando, assim, o
acesso e a integração do SUS.
Em fevereiro, será realizada audiência pública com as operadoras de
telefonia para definir o cronograma de implantação desse serviço. Após a
discussão com o setor privado, a expectativa é lançar em março o edital
para selecionar as empresas que levarão a conexão às unidades. Todos os
custos serão pagos pelo Ministério da Saúde.
Fonte: Portal da Saúde