O Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec/Fiocruz) realizará, em agosto e setembro deste ano, um estudo demonstrativo que pretende avaliar a melhor forma de oferecer a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao vírus HIV no Brasil. Em pesquisa anterior, concluída em 2010, foi constatado que esse método ofereceu proteção significativa contra a infecção pelo vírus da Aids entre homens que fazem sexo com homens.
O novo estudo contará com 400 voluntários, sendo 200 no Rio de Janeiro e 200 em São Paulo. O perfil buscado são homens com mais de 18 anos, HIV negativos e que fazem sexo com homens. Eles usarão, de forma contínua, o antirretroviral Truvada, mantendo a rotina de relações sexuais, e serão acompanhados durante um ano. Os interessados em participar podem se informar pelo telefone (21) 2260-6700.
O resultado deste trabalho poderá fornecer informações importantes ao Ministério da Saúde sobre quais seriam as necessidades estruturais para a implementação deste método de prevenção no país. O PrEP ainda não está disponível aos brasileiros por carecer de registro do medicamento Truvada.
Integram a pesquisa o Centro de Referência e Treinamento DST/Aids da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e da Universidade de São Paulo (USP).
Aids no mundo
Existem atualmente cerca de 34 milhões de pessoas em todo o mundo vivendo com HIV/Aids, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Destes, em torno de 9,7 milhões recebem tratamento antirretroviral. Apesar dos avanços, a epidemia continua presente. Em 2010, foram estimados 2,7 milhões de casos novos de pessoas infectadas pelo HIV.
Fonte: Portal FiOCRUZ