http://www.facebook.com/profile.php?id=100002596731675&ref=tn_tnmn

ESF POP RUA

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Campanha estimula doação de leite humano




A doação de leite humano é um ato de amor e ajuda a salvar vidas. Você sabia que um litro de leite materno pode alimentar até dez recém-nascidos por dia? Para incentivar as mulheres a praticarem essa ação, o Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (04), no Rio de Janeiro, a campanha de Doação de Leite Humano, com o slogan “Doar Leite Materno e multiplicar vida com esperança”.
Bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber o leite materno por meio da doação. Toda mãe que amamenta é uma possível doadora e os benefícios do leite materno para o bebê contribuem para a redução da mortalidade infantil.
Segundo o coordenador da área técnica de Saúde da Criança, do Ministério da Saúde, Paulo Bonilha, as propriedades do leite materno são comprovadamente salvadoras, principalmente para os recém-nascidos com agravos, considerados prematuros e que ainda não podem ser alimentados diretamente pelo seio. Elas também são importantes para as mães com dificuldade de produzir e retirar o leite.
“Nós temos várias ações de incentivo, como a Iniciativa Hospital Amigo da Criança e a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, que prepara os profissionais da Atenção Básica para orientar as mães no momento do aleitamento. Também temos a Rede Brasileira de Bancos de Leite. Ela garante, graças às doações das mulheres que estão amamentando, a oferta de leite materno para os bebês prematuros”, enfatiza Bonilha.
  • O procedimento para a doação é simples. Confira o passo a passo para doação de leite materno:                         

Rede Brasileira de Banco de Leite Humano – Considerada referência mundial, a RBLH-BR apoia outros países, por meio de suas experiências bem sucedidas, exportação de tecnologias e equipamentos. Criada por iniciativa do Ministério da Saúde e da Fiocruz, a Rede Brasileira é a maior e mais complexa do mundo, sendo composta por 210 Bancos de Leite Humano em operação. Os resultados alcançados anualmente com a prestação de serviços e a produção de leite humano evidenciam o impacto positivo de sua atuação no campo da saúde materno-infantil brasileira. Por ano, mais de 160 mil litros de leite humano pasteurizado com qualidade certificada são distribuídos a mais de 158 mil recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e semi-intensiva.
O Ministério da Saúde tem mobilizado todos os estados brasileiros para a transferência do Dia de Doação de Leite Humano de 1º de outubro para 19 de maio, seguindo o acordo firmado na Carta de Brasília de 2010, após reunião da cooperação internacional de bancos de leite humano com representantes dos Ministérios da Saúde de 21 países. Na Carta de Brasília, os países se comprometeram a instituir, em seus territórios, o dia 19 de maio como dia de doação de leite humano para pleitear, junto à Organização Mundial de Saúde (OMS), a criação do Dia Mundial de Doação de Leite Humano.
FONTE:  Gabriella Vieira/ Blog da Saúde