http://www.facebook.com/profile.php?id=100002596731675&ref=tn_tnmn

ESF POP RUA

domingo, 4 de maio de 2014

CONSULTÓRIO NA RUA DO CENTRO – RJ: VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA COM FOCO NA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA


Nesse ano de 2014, o Consultório na Rua do Centro do Rio de Janeiro completa 03 anos atuando na Campanha de Vacinação Contra a Influenza com foco na população em situação de rua do Rio de Janeiro.
A Influenza é uma doença respiratória de origem viral. Esta patologia pode levar a complicações graves e ao óbito especialmente nos grupos de alto risco para complicações de infecção viral.
A ideia de imunizar esse grupo partiu dos profissionais do CnaR do Centro considerando  ser esse grupo de elevada vulnerabilidade.  É sabido que a situação de risco social favorece a negligência com os cuidados básicos de saúde, ocasionando uma baixa resistência às doenças.
Em 2013 foram imunizados aproximadamente 800 usuários em situação de rua  na Campanha  do CnaR do Centro, um número significante para uma população  que transita pelas ruas desapercebida. Nessa nova etapa com início no dia 05 de maio na Central do Brasil nossa meta é aumentar a quantidade de  pessoas vacinas.
Não existe uma fórmula "mágica" para promovermos um evento com boa adesão por parte de usuários que temem a agulha, são desconfiados e em alguns casos negligentes com os seus cuidados, a não ser as ações multidisciplinares realizadas no território que objetivam a criação de vínculos e aberturas  de espaços  de promoção e prevenção da saúde.
No nosso serviço buscamos acolher e oferecer uma escuta ativa aos usuários assistidos, o que resulta numa assistência integral, trabalhando em corresponsabilidade  ou seja, nesse processo saúde - doença só podemos ir até um determinado ponto, implicando ao outro fazer a sua parte.

Sebastian Carlos – Enfermeiro – CnaR Centro