http://www.facebook.com/profile.php?id=100002596731675&ref=tn_tnmn

ESF POP RUA

quarta-feira, 28 de maio de 2014

DIA DO DESAFIO DO CONSULTÓRIO NA RUA DO CENTRO E A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS COM A POPULAÇÃO DE RUA DO RIO DE JANEIRO


Luciana Marins

Aconteceu hoje, dia 28/05/14 o dia do desafio do Consultório na Rua do Centro. Em virtude da chuva não conseguimos realizar as atividades na praia de Copacabana como programado, no entanto tivemos uma agradável participação da equipe e dos pacientes que vieram com atividades de alongamentos, exercícios e jogos corporais na unidade. Registramos com as fotos anexadas.

Foi tão bom que pretendemos realizar pelo menos uma atividade física por semana no CnaR do Centro.










                                      

terça-feira, 20 de maio de 2014

Modelo de atendimento à saúde mental é celebrado no Dia Nacional de Luta Antimanicomial




No último domingo 18 de maio foi comemorado o dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrando também os 11 anos da Política de Saúde Mental adotada pelo SUS.

Foi um período de  muitos avanços na assistência aos brasileiros com transtornos mentais atendidos no SUS. Em consonância com os princípios da Reforma Psiquiátrica, instituída no país pela Lei 10.216/01, o governo federal impulsionou a construção de um modelo humanizado de atenção integral na rede pública de saúde, que mudou o foco da hospitalização como centro ou única possibilidade de tratamento aos pacientes.
Segundo o ministro da saúde, Arthur Chioro, “Nossa prioridade é promover o direito ao tratamento em liberdade, com espaços coletivos de decisão e com o envolvimento de usuários, familiares, trabalhadores e da comunidade como um todo na garantia de um cuidado humanizado e em liberdade”.

Fonte: Portalsaude.saude.gov.br

quinta-feira, 15 de maio de 2014

CONSULTÓRIO NA RUA DO CENTRO REALIZA AÇÃO SOCIAL NO RIO COMPRIDO



Sebastian Carlos

O Consultório na Rua do Centro do Rio de Janeiro realizou no dia 10/05/14 as 14 horas ação social no Abrigo Irmã Dulce no  Rio Comprido.

O evento foi coordenado pela enfermeira Luciana Marins e contou com a participação do médico Pedro e dos agentes sociais Fábio e Viviane.

Foram oferecidos os serviços de aferição de pressão, vacinação, planejamento familiar, consulta médica  e de enfermagem.







sexta-feira, 9 de maio de 2014

O CONSULTÓRIO NA RUA DO CENTRO INICIA A CAMPANHA VACINAÇÃO NA RUA JUNTOS POR UM SUS MAIS INCLUSIVO


Sebastian Carlos
Ana Maria Galdeano

Na primeira semana da Campanha Vacinação na Rua Juntos por um SUS Mais Inclusivo a equipe do Consultório na Rua do Centro vacinou quase 600 usuários que se encontravam próximo ao Restaurante Popular, na Central do Brasil.
A Central do Brasil é uma micro área dentro do território da equipe 1020. Um local de grande aglomeração de transeuntes, profissionais do sexo, e de escolha da população em situação de rua por facilidades de conseguir alimentação, dinheiro, drogas e acesso ao centro da cidade.
O perfil dos moradores de rua da localidade é de idosos, deficientes, michês, prostitutas, crianças e adolescentes (a grande maioria vítima de violência doméstica e sexual que em alguns casos é praticado por familiares sendo esse o motivo que os leva a deixar seus lares e irem para as ruas), usuários abusivos de álcool, maconha, tinner, desirée, crack e cocaína.

Trabalhar a saúde de uma população em vulnerabilidade social, exposta a todos os tipos de violência tem sido um grande desafio para a nossa equipe que tem buscando diariamente estratégias que interfiram positivamente no processo de adoecimento dos nossos usuários.







































quinta-feira, 8 de maio de 2014

O MEDO FOI O TEMA PRINCIPAL DO GRUPO GESTAÇÃO NA RUA DO MÊS DE ABRIL


Luciana Marins 
Sebastian Carlos
O Grupo Gestação na Rua do dia 30 de abril teve como tema principal O MEDO. Organizado pela enfermeira Luciana Marins, com a participação do médico Pedro e das agentes sociais Tânia, Viviane e Tauane foram fomentados alguns dos diversos medos que envolvem o período gestacional: medo da dor do parto, medo da anestesia, medo dos traumas...
Nesse dia, a presença dos homens no pré-natal era grande e, a harmonia envolveu os participantes que desfrutaram de um ambiente saudável. Algumas cenas ornamentaram o encontro como o carinho dos cônjuges, abraços e encontro de mãos.
Os participantes receberam um kit com lápis, giz de cera e papel para confecção do diário da gestantes e algo muito interessante aconteceu quando um dos cônjuges, apanhou o diário da sua companheira e desenhou uma casa com um quintal cheio de flores, relatando para mesma, que aquela seria a casa deles.
Olhares cheios de lágrimas. Foi dessa forma que o encontra foi finalizado ao som da música de Toquinho: "Sou eu que vou seguir você do primeiro rabisco até o be-a-bá.... Só peço a você um favor se puder: não me esqueça num canto qualquer..."