http://www.facebook.com/profile.php?id=100002596731675&ref=tn_tnmn

ESF POP RUA

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Hipertensão arterial – Sintomas, Causas, Prevenção

No dia de Combate a Hipertensão Arterial, dicas muito uteis!


Quando você tem a sua pressão arterial medida, o seu prestador de cuidados de saúde mede a pressão ou tensão, que exerce no sangue ou nas paredes dos vasos sanguíneos, uma vez que viaja ao longo do corpo. Numa pessoa saudável, essa pressão é suficiente para o sangue chegar a todas as células do corpo.
A pressão arterial é medida em milímetros de mercúrio (mm Hg).
A pressão arterial normal é 120/80 mm Hg, ou “120 por 80″.
O primeiro número representa a pressão quando o coração se contrai.
O segundo número representa a pressão quando o coração relaxa.
Pressão arterial maior que 140/90 mm Hg é considerado alto.
Geralmente, a pressão arterial sobe em determinados momentos, por exemplo, se você fumar um cigarro, ganhar na loteria, ou testemunhar um acidente de carro, e voltará ao normal quando o evento stressante ou excitante passou.
Mas quando a pressão é alta o tempo todo, o aumento da força contínua nas paredes dos vasos sanguíneos pode danificar os vasos sanguíneos e órgãos, incluindo coração, rins, olhos e cérebro.
O termo médico para a pressão alta é a hipertensão.
Pressão arterial diastólica e sistólica
O sangue viaja através dos vasos sanguíneos bem como a água através de uma mangueira de jardim. O sangue nos vasos fazem pressão como a água duma mangueira quando a torneira está ligada.
Pressão arterial sistólica: Com mais sangue a cada batimento cardíaco a ser bombeado para os vasos sanguíneos a pressão aumenta. É o primeiro número da medição da pressão arterial, que é normalmente cerca de 120.
Pressão diastólica: Entre os batimentos cardíacos, enquanto o coração está em repouso, a pressão nas artérias é menor. É o segundo número na medida da pressão arterial, que é normalmente cerca de 80.
Controlar a Hipertensão arterial:
Você pode aumentar a pressão numa mangueira fazendo pressão na mangueira. Da mesma forma, a pressão sanguínea nos vasos sanguíneos vai fazer o líquido fluir com mais força.
A pressão numa mangueira pode ser regulada controlando a taxa na qual o fluido passa através dele ou ampliando-o. Da mesma forma, a pressão nos vasos sanguíneos pode ser controlada com medicamentos que actuam sobre o coração ou os vasos sanguíneos e com modificações do estilo de vida.
Embora a pressão arterial elevada possa ser extremamente perigosa, geralmente não causa sintomas – muitas pessoas nem sequer percebem que têm hipertensão. A pressão arterial elevada pode ser detectada apenas com medidas precisas e repetidas da pressão sanguínea de uma pessoa. Essa é uma razão pela qual é tão importante ter exames médicos regulares.
Mesmo que a pressão arterial elevada possa ser tratada de forma segura e eficaz, apenas cerca de um quarto das pessoas que têm pressão arterial elevada toma as medidas necessárias para manter a sua pressão sanguínea dentro de uma faixa normal.
Tipos de hipertensão:
Hipertensão primária(A hipertensão essencial). Esta é a pressão arterial elevada para a qual nenhuma causa pode ser encontrada. A maioria das pessoas com pressão arterial elevada (90 a 95 por cento) possuem este tipo de hipertensão. Os Médicos suspeitam que uma combinação de estilo de vida, idade, sexo, raça / etnia, niveis de hormonas, e outros factores contribuem para uma pressão arterial alta.
A hipertensão secundária(Hipertensão arterial não-essencial). Esta é a pressão arterial elevada para que uma causa definitiva possa ser encontrada. Este tipo de pressão arterial elevada representa apenas 5 a 10 por cento dos casos de hipertensão. Algumas dessas causas são temporárias ou controláveis por exemplo, gravidez ou o uso de certos medicamentos, enquanto outras são condições crónicas como doenças hormonais, doenças renais ou lesões na cabeça.
A hipertensão sistólica isolada (ISH). Os idosos às vezes são susceptíveis a qualquer outra forma de pressão alta, chamada hipertensão arterial sistólica isolada. Em pessoas com esta condição, a pressão arterial é maior do que o normal quando o coração bate, mas retorna ao normal entre batidas do coração. A grande diferença de pressão pode colocar ainda mais pressão sobre as paredes das artérias.
Causas:
Embora as causas exactas da hipertensão sejam geralmente desconhecidas, existem vários factores que foram altamente associados a esta doença.
Causas da hipertensão:
Fumar
Obesidade ou excesso de peso
Diabetes                                                                                                  
Sedentarismo
Falta de actividade física
Ingestão de sal elevada (sensibilidade de sódio)
Insuficiência de cálcio, potássio e magnésio
Deficiência em Vitamina D
Altos níveis de consumo de álcool
Stress
Envelhecimento
Medicamentos, tais como controle de natalidade
Família com historial de hipertensão
Doença renal cronica
Problemas supra-renais e de tireóide ou tumores



Sintomas de hipertensão arterial:
Na maioria das vezes uma pessoa com hipertensão não tem sintomas da doença. Cerca de 33% das pessoas não sabem que têm pressão arterial elevada, e esse desconhecimento pode durar anos. Por este motivo, é aconselhável realizar regularmente exames periódicos, mesmo quando se sente bem
Dores de cabeça
Fadiga ou a confusão
Tonturas
Hemorragia nasal
Náuseas
Problemas de visão
Dores no peito
Problemas respiratórios
Batimento cardíaco irregular
Sangue na urina
Se não sentir nenhum sintoma existe algum problema?
A maioria das pessoas com pressão arterial elevada não tem quaisquer sintomas. A presença de sintomas, como dor de cabeça ou visão embaçada, geralmente indica hipertensão grave ou de longa data. No entanto, ao longo do tempo, a pressão arterial alta não controlada provoca danos significativos para órgãos importantes, incluindo o coração, rins, cérebro e olhos. Em alguns casos, este dano pode levar à morte. É por isso que a pressão arterial elevada é muitas vezes referida como “o assassino silencioso”.
Possíveis complicações causadas pela hipertensão:
Doença arterial periférica
Insuficiência cardíaca congestiva
Ataque cardíaco
Lesões cerebrais
Danos nos vasos sanguinios ( arteriosclerose )
Doença renal cronica
Complicações na gravidez
Perda de visão
Cardiopatia hipertensiva
Dissecação aórtica
Factos sobre a pressão arterial elevada
A pressão arterial elevada é uma condição na qual a pressão ou tensão, que exerce sangue nas paredes dos vasos sanguíneos aumenta e permanece elevada, que pode danificar os vasos sanguíneos, coração e outros órgãos.
Estima-se que mais de 50 milhões de americanos tenham hipertensão arterial.
A hipertensão arterial é um dos mais graves problemas de saúde nos Estados Unidos, ainda, porque a pressão arterial alta não tem sintomas, milhões de pessoas nem sequer sabem que têm a pressão alta.
Um em cada quatro adultos nos Estados Unidos tem a pressão arterial elevada.
A hipertensão arterial afecta pessoas de todas as idades, grupos étnicos e raças.
Os médicos não sabem o que provoca pressão alta em 90 a 95 por cento das pessoas que a têm.
A hipertensão arterial é um dos principais factores de risco para doença cardíaca coronariana.
A pressão arterial elevada é uma causa comum de insuficiência cardíaca, a principal causa de morte nos Estados Unidos
A pressão arterial elevada é uma causa comum de doença renal.
Prevenção da hipertensão:
As pessoas com mais de 18 anos devem verificar a sua pressão arterial regularmente. As mudanças no estilo de vida podem ajudar a controlar a sua pressão arterial:
Evite fumar.
Evite ingerir grandes quantidades bebidas de alcoólicas.
Tenha uma alimentação rica em frutas, legumes, laticínios e gordura
Faça exercício regularmente, por pelo menos 30 minutos todos os dias.
Se você tem diabetes, controle os seus níveis de açúcar.
Excesso de peso aumenta a pressão sobre o coração. Em alguns casos, perda de peso pode ser o único tratamento necessário.
Tente controlar o stress.
Siga as recomendações do seu médico para tratar ou controlar as possíveis causas de hipertensão.