http://www.facebook.com/profile.php?id=100002596731675&ref=tn_tnmn

ESF POP RUA

domingo, 14 de abril de 2013

ONU inicia contagem para o fim do prazo de cumprimento dos objetivos do milênio


 O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, tem feito apelos aos países-membros, para que todos se esforcem para atingir os ODMs, no prazo


A Organização das Nações Unidas (ONU) iniciou a contagem regressiva de mil dias para o fim do prazo de 15 anos, para atender aos chamados Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, tem feito apelos aos países-membros, para que todos se esforcem para atingir os ODMs, no prazo.
Como parte da campanha, funcionários da ONU postaram cerca de 40 mil mensagens na rede social Twitter e por correio eletrônico reforçando o apelo. A estimativa é que os textos alcançaram 26 milhões de receptores no mundo todo.
Em 2000, as Nações Unidas convocaram a Cúpula do Milênio que estipulou oito metas para melhorar a qualidade de vida e as referências sociais no mundo, principalmente nos países mais pobres e em desenvolvimento.
Os três primeiros objetivos se destinam são reduzir pela metade a pobreza extrema e a fome, alcançar educação primária universal e conquistar a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres. Os demais se referem a diminuir a mortalidade infantil em dois terços, melhorar a saúde materna e combater a aids, a malária e outras doenças.
Também são previstas metas para a proteção ambiental e promoção de uma parceria global para o desenvolvimento. A contagem regressiva da ONU ocorre momento em que existem cerca de 400 milhões de pessoas na pobreza extrema e uma criança morre a cada quatro segundos de causas que pode ser evitadas. Os dados mostram ainda que mais de 900 milhões de pessoas sofrem de fome crônica.
Os ODM no Brasil
Segundo informações do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Brasil tem colhido bons resultados. A meta de reduzir a porcentagem da população brasileira abaixo da linha de pobreza – aqueles cidadãos que vivem com menos de 1,25 dólares por dia – para 12,3% foi alcançada com êxito: hoje, são 4,3% dos brasileiros que ainda se encontram nesta situação.
Na educação, o aumento significativo de matrículas na rede básica de educação e a equiparação no número de meninos e meninas matriculados também são pontos de destaque nos compromissos assumidos pelo país.
Já as taxas de indivíduos com o vírus HIV estão estabilizadas, e em 2011 o Brasil atingiu outra meta: a de reduzir em dois terços a mortalidade infantil, chegando a uma média de 15,7 óbitos a cada 1000 nascimentos.
Além disso, o Brasil avançou nas metas de parcerias mundiais para o desenvolvimento, muito em virtude do importante papel que ocupa nas relações de cooperação sul-sul. O compartilhamento de experiências em saúde, agricultura e segurança alimentar com outros países em desenvolvimento é um exemplo concreto desta atuação.
Das metas delineadas no compromisso, ainda há grandes demandas a serem trabalhadas no país. As principais são a desigualdade racial no acesso à educação, a saúde materna, a reversão da perda de recursos ambientais e a intensificação do desenvolvimento sustentável. Devido à grande dimensão e heterogeneidade do país, há também uma disparidade grande no cumprimento das metas definidas pelos ODM.
FONTE: Panorama Brasil