http://www.facebook.com/profile.php?id=100002596731675&ref=tn_tnmn

ESF POP RUA

terça-feira, 27 de março de 2012

MIGUEL COUTO TERÁ UNIDADE ESPECIALIZADA EM AVC

Serão oito leitos equipados para o atendimento à doença que mata 100 mil brasileiros por ano, segundo a OMS


O Hospital Municipal Miguel Couto vai ganhar, no segundo semestre deste ano, uma unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) com oito leitos. A necessidade desta enfermaria especializada foi identificada no diagnóstico feito pelo S.O.S Emergências, ação do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil. O sistema de monitoramento de leitos implantado na emergência mostrou que essa patologia tem uma das maiores ocorrências entre os pacientes de permanência prolongada nas salas amarela (para casos graves) e vermelha (gravíssimos).

A unidade vai funcionar no segundo andar do setor de emergência, após obras que reorganizarão a área do pronto-socorro do hospital. Todos os leitos da unidade de AVC contarão com monitores de multifunções, equipamentos e camas hospitalares modernas – que serão compradas com recursos disponibilizados pelo Ministério da Saúde, através do S.O.S Emergências.

Nesta enfermaria especializada será aplicada linha de cuidados para o tratamento de AVC isquêmico com o uso de trombolíticos, medicamentos capazes de dissolver as obstruções das artérias cerebrais, diminuindo as sequelas às quais o paciente está sujeito.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o AVC é a terceira maior causa de morte natural na população adulta no mundo (atrás do câncer e do infarto) e a primeira no Brasil (cerca de 100 mil óbitos ao ano). Também é um dos principais motivos de incapacidade no mundo: aproximadamente 70% dos pacientes que sofrem um acidente vascular cerebral não retomam uma vida produtiva. “Reconhecer cedo e iniciar imediatamente o tratamento do AVC - em até quatro horas da ocorrência - são condições fundamentais para se reverter a deficiência e devolver o paciente a uma vida normal”, destaca o diretor do hospital Miguel Couto, Luiz Alexandre Essinger.

REDE –O S.O.S. Emergências é uma ação estratégica do Ministério da Saúde, lançada em 2011 para qualificar e melhorar o atendimento das principais emergências que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ela integra a Rede Saúde Toda Hora e, além do Miguel Couto, foi implantada no Hospital Estadual Albert Schweitzer, também no Rio de Janeiro, e em mais nove unidades de grande porte localizados em oito capitais. Todos os hospitais selecionados são referências regionais, possuem pronto-socorro e realizam grande número de internações e atendimentos ambulatoriais. A meta é que até 2014, o S.O.S Emergências atinja os 40 maiores prontos-socorros brasileiros, em 26 estados e no Distrito Federal.

(Fonte: Portal da Saúde - SUS)