http://www.facebook.com/profile.php?id=100002596731675&ref=tn_tnmn

ESF POP RUA

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Consultório na Rua do Centro (Pop Rua) completa 04 anos como referência no cuidado para a saúde da população de rua do Rio de Janeiro

Sebastião Carlos - Enfermeiro

Hoje, dia 02 de setembro o Consultório na Rua do Centro do Rio de Janeiro festeja os seus 04 anos de implantação, uma trajetória de conquistas e quebra de obstáculos a favor do cuidado para a saúde da população de rua da cidade maravilhosa.

No dia 02 de setembro de 2010 dava-se início ao primeiro programa da cidade cujo o objetivo era cuidar da saúde de homens, mulheres, adolescente e crianças em situação de rua do Rio de Janeiro.

Saúde em movimento nas ruas foi o nome dado pelos criadores do serviço, que era uma junção da estratégia saúde da família com o consultório de rua, porém, o nome dado não tinha muita identidade com o projeto que foi batizado pelos usuários e profissionais que atuavam na ponta como Pop Rua.

Em pouco tempo o Pop Rua ganhou a adesão de moradores de rua do centro e adjacências. Uma equipe multiprofissional fazia das rotinas diárias da unidade uma forma de cuidar e tratar de pessoas.

Em 2013 o programa mudou seu nome para Consultório na Rua Pop Rua.

Ao longo desses 04 anos, são muitas histórias dessa gente que escolheu a rua como casa e fez desse serviço sua referência no cuidado com a sua saúde.


Parabéns a todos vocês que fazem desta unidade um serviço de excelência para a população de rua do Rio de Janeiro.