http://www.facebook.com/profile.php?id=100002596731675&ref=tn_tnmn

ESF POP RUA

sábado, 19 de maio de 2012

Saúde | A gripe e a importância da vacinação.




Por  Valeska Echavarria

A gripe

A gripe se espalha ao redor do mundo em epidemias, mas que resulta em mortes de centenas de milhares de pessoas mais conhecido como pandemia. Três epidemias da doença ocorreram no século 20 e mataram milhões de pessoas, devido o surgimento de uma nova variedade do vírus em seres humanos.
Vários tipos de gripe já foram identificadas, dentre as quais tem-se: a Gripe Russa (1977-1978); a Gripe de Nova Jersey (1976); a gripe aviária em 1990, na Ásia; a gripe espanhola no México (1918 e 1919),  causada pelo Influenzavirus A, conhecida como um a gripe pneumática, severa e letal, que matou entre 50 a 100 milhões de pessoas; e, por último, a H1N1 que, em abril de 2009, matou mais de 100 pessoas no México e mais de 1.500 no mundo inteiro. Essa gripe e um subtipo do Influenzavirus A que se originou por meio de mutações com outros vírus já existentes.
A gripe ocorre com maior frequência no inverno (dezembro a março no Hemisfério Norte). Devido à baixa temperatura, o vírus sobrevive por mais tempo, o suficiente para ser trasmitido de uma pessoa infectada para uma pessoa saudável. Outro fator que contribui para a transmissão do vírus e o agrupamento de pessoas em lugares fechados como escolas e igrejas. É muito importante entender  que a gripe  apresenta uma elevada taxa de transmissão. Trasmitindo- se a partir da saliva de uma pessoa infectada, junto a espirros, tosse e fala.
Ela apresenta um período de incubação de dois dias, em média, podendo durar até cinco dias, tendo o seu auge no segundo e terceiro dias. A gripe diminui em ate 95% a imunidade de um ser humano saudável, dando margem a outras infecções. É importante salientar que os efeitos da gripe são muito mais severos que os do resfriado e a recuperação leva em torno de duas semanas.
Os sintomas clássicos são: dores no corpo, nas articulações e na garganta; tosses e espirros; sensação de frio e febre; fadiga; irritação nos olhos; congestão nasal; e dores abdominais. Para as dores do corpo, por exemplo, o uso de remédios como Motrim e Tylenol ajudam bastante, mas se os sintomas persistirem, recomenda-se procurar um médico.
A gripe pode ser mais grave em pessoas idosas com mais de 65 anos, crianças ou pessoas debilitadas por doenças crônicas como problemas cardio-pulmonares e gravidez. No caso da gravidez, a gripe pode causar problemas para os bebês.
Vale ressaltar também que retorno às atividades normais deve ocorrer somente após os sintomas terem desaparecido completamente.

As vacinas

Geralmente, as vacinas são fornecidas, em países mais desenvolvidos, às pessoas com um maior risco de contrair a doença e às aves de criação. A vacina humana mais comum atualmente é a trivalente que contém material purificado e inativo de três variedades de vírus.
A vacinação é considerada o método mais eficaz de prevenção e controle. Nos EUA, as campanhas de vacinação iniciam-se em outubro, antes do inverno. Em 75% das pessoas infectadas a vacina evita o aparecimento da gripe e em 98% diminui a gravidade da doença.
Devido às mutações do vírus da gripe, não foi criado até hoje uma vacina eficiente contra todos os vírus.Por isso, muitas vezes as pessoas têm a sensação de que a vacina não serviu para nada. Porém, deve-se lembrar que a vacina pode diminuir bastante os sintomas. No entanto, a decisão de vacinar-se é pessoal.
Na maioria dos casos, o repouso é suficiente para a recuperação. Já para outras pessoas, como os do grupo de alto risco, muitas vezes é necessária a hospitalização.
No ano passado, foi  desenvolvido pelo CDC (Center of Disease Control - Centro de Controle de Doenças) a “Vacine 3-em-1 (flu vaccine)”, que proteje contra o H1N1, influenza B virus e o H3N1, que são os vírus que causaram mais danos na no inverno do ano passado. Antes, essas vacinas eram oferecidas de forma separada.
Também se pode obter a vacina-spray, de aplicação nasal. O governo americano produziu cerca de 160 milhões de doses e o CDC recomenda a vacinação para: mulheres grávidas, crianças menores de cinco anos, principalmente os menores de dois anos (exceto para crianças menores de 6 meses), pessoas acima dos 50 anos, pessoas de qualquer idade com condições médicas crônicas, pessoas que vivem sob cuidado constante como é o caso dos nursing homes (asilos). E vale lembrar que se deve tomar vacina anualmente, visto que elas são reformuladas constantemente devido às mutações do vírus ao longo do tempo.
Ao ficar gripado, é muito importante tomar certas precauções: 1ª) isolar-se das outras pessoas para diminuir o contagio; 2ª) descansar e ingerir muito líquido (água, sucos, Gatorade); 3ª) evitar mudanças de temperatura e não se agasalhar demais; 4ª) contatar um médico, se for portador de doenças crônicas, e para que ele prescreva medicamentos para baixar a febre e analgésicos para as dores, 5ª) nebulizações para congestão nasal; 6ª) não se medicar para diminuir a tosse; 7ª) não tomar nenhum antibiótico sem aconselhamento medico; 8ª) mulheres grávidas e mães que estão amamentando devem procurar auxílio médico; 9ª) não tomar vacina no período da doença; e 10ª) aplicação de soro nasal para ajudar com o congestionamento.
De qualquer modo, é importante que o infectado aconselhar-se com o seu médico antes de proceder com a vacinação contra a gripe e com a ingestão de medicamentos. Para isso, recomenda-se procurar uma clínica em que se tenha a certeza de que poderá ser bem atendido e que irá resolver de forma eficaz o problema do paciente. Deve-se lembrar que a vacina para combate à gripe à gripe é contra-indicada para antecendentes de reação grave a uma dose anterior da vacina ou a quem possui alergia a ovo.
Pode-se escolher o local onde ser vacinado e, se possível, obter a vacina diretamente pelo médico ao consultar-se. Também se pode optar pelo Departamento de Saúde (Health Department), CVS Stores, Walmart, Costco entre outros. A vacina tem um custo entre US$25 a US$35, e se a pessoa possui seguro privado ou Medicaid/ Medicare, esse procedimento está coberto pelo plano de saúde.

A vacinação é a melhor prevenção para a saúde e a saúde da sua família! Fale com o seu médico, procure informar-se e não espere: vacine- se hoje mesmo!