http://www.facebook.com/profile.php?id=100002596731675&ref=tn_tnmn

ESF POP RUA

Oficinas

"Os elementos mais dotados na espécie humana encontram-se no auge da sua criatividade quando suas vontades não são satisfeitas."
Eric Hoffer
Cléo Moraes

Em razão do aumento da demanda de atendimento em nossa unidade, novas oficinas estão acontecendo. Na última quinta-feira (16/05/13), a agente de saúde Carmem Alves, começou a oficina "Saúde da Mulher". Munida de vários recursos, nossa agente ministrou sobre diversos assuntos, como: preventivo, métodos contraceptivos, planejamento familiar, câncer de mama entre outros.
De forma descontraída, temas ainda considerados tabus, foram abordados de forma esclarecedora e com total participação das nossas usuárias.





No dia anterior, quarta-feira (15/05/2013) a  auxiliar de saúde bucal, Luana Oliveira, fazendo trabalhos manuais, acabou contando com a participação dos usuários que chegavam para os atendimentos e enquanto aguardavam  acabaram auxiliando-a e a espera acabou sendo esquecida, ao ponto dos profissionais terem que saírem dos seus consultórios e buscá-los.
Cada vez mais, temos  certeza que um ambiente acolhedor é a melhor forma de vinculação com a equipe e com o serviço.






__________________________________________________________________

OFICINAS

Cléo Moraes

Visando uma integração maior de nossos pacientes com a unidade, usamos várias estratégias, entre elas, várias modalidades de oficinas, que é uma forma de redução de danos, pois envolvidos nas atividades, a maioria consegue ficar horas sem fazer uso de qualquer substância química, até mesmo tabaco e reforça o vínculo com a equipe.
Em nossa sala de espera, disponibilizamos sempre tinta, papel e jogos e temos descoberto inúmeros talentos.
Temos "Contação de História", sempre com conteúdo sobre prevenção em saúde. Oficina de música em inglês, onde os pacientes aprendem o significado de várias palavras e até mesmo frases da língua inglesa, de forma prazerosa, sem ser necessário conhecimento gramatical. Além de confecção de instrumentos musicais, fantasias, sarais entre outras.

OFICINA DE MÚSICA:

A mais nova integrante da nossa equipe é a enfermeira Luciana Marins,  vem cativando nossos usuários com seu carisma, linda voz e a habilidade de tocar violão. Estamos retomando este tipo de oficina, o que faz com que a espera dos atendimentos se torne um grande momento de descontração e entrosamento dos pacientes com os membros da equipe e sem falar que aos poucos vários usuários começam mostrar suas aptidões musicais.
Em nossas ações nas ruas, música é uma ótima estratégia para atrair nossos usuários e podermos falar sobre prevenção e promoção de saúde. É possível usar música tanto na unidade e nas ruas como um grande aliado para conseguir à atenção e participação deles.
Hoje, quinta-feira (13/12/2012), em um intervalo nos atendimentos, tivemos um grande momento de descontração e começamos a nos organizar para colocarmos pela terceira vez  o nosso bloco de carnaval, que desde o ano passado foi batizado de "Pé na Rua".



A enfermeira Luciana Martins cantando lindamente.

Momento de descontração e harmonia com música.

Momento de descontração e harmonia com música. (2)

Até nossa gerente Laila Louzada conseguiu um tempinho para  participar!

__________________________________________________________________

SALA DE ESPERA:

Cléo Moraes

Uma das maiores características dos nossos pacientes é a impaciência. A vida nas ruas não impõem regras e ao chegar na unidade é preciso entender aquele sujeito e fazê-lo se adequar da melhor maneira possível para que se possa criar vínculo. Por isto a importância da Redução de Danos Institucional. Isto não significa pactuar com as atitudes  dos usuários mas sim fazer com que eles se adaptem as regras de forma gradual, sempre respeitando a individualidade de cada um.
Além das nossas oficinas, sempre disponibilizamos papel, pincéis, tintas e na maioria das vezes, por conta própria, nossos pacientes acabam se envolvendo e começam produzir "arte". Quando se expressam através de desenhos, escrita e pinturas, além de conseguirem esperar o atendimento de forma tranquila, conseguem ficar sem fazer uso de substâncias químicas por longos períodos sem que isto se torne um fardo.
Temos tido experiências exitosas não apenas com adultos mas com adolescentes. Para crianças, temos jogos e vários brinquedos para entretê-los. 



Usuários aguardando atendimento. (1)

Usuários aguardando atendimento. (2)



__________________________________________________________________

OFICINAS NAS RUAS:


"A VIDA É A ARTE DO ENCONTRO, EMBORA HAJA TANTO DESENCONTRO PELA VIDA,"
VINÍCIUS DE MORAES

Sempre que possível, em nossas ações de promoção em saúde no território, fazemos oficinas de livre expressão. É impressionante ver como á arte liberta e não se importando com as dificuldades do cotidiano, nossos usuários ficam entretidos com suas obras e no momento que estão produzindo, expressam seus sonhos, desejos, angustias e é uma grande forma de aproximação e construção de vínculo.
Aqui veremos algumas fotos de uma de nossas ações no Castelo, na Praça Mario lago

,






__________________________________________________________________

Postaremos aqui alguns dos trabalhos de nossos usuários.


Wanderley Gabbay chegou ao nosso serviço, quando estava no Hotel Santana II, da SMAS; área de  abrangência do nosso serviço. Em nossa sala de espera, logo reparamos em seu talento, que culminou nas camisas do congresso Rede Unida 2012 da CAP 1.0 e nos cartões sobre o nosso serviço.

Abaixo, Wanderley por Wanderley:

"Cheguei ao rio de Janeiro em outubro de 2011. Desde meados dos anos 90, época em que morava em Belém do Pará, pensava em vir para cá. Nesta época, aos 25 anos, comecei a me dedicar mais ao desenho e a pintura, o que gosto de fazer desde criança. Via o Rio como o centro cultural do país e como um local estimulante, entre outras coisas, para a produção artística. Outro interesse meu, talvez maior que a arte, continua sendo o ativismo político. No momento estou tentando me organizar e unir as duas coisas numa prática de questionamento e transformação profundas. O trabalho para o blog foi uma sugestão do psicólogo Marcelo  (Marcelo era psicólogo em nosso serviço e hoje trabalha no Ministério da Saúde em Brasília) e do meu agente de saúde Cléo, que  queriam imagens conhecidas da cidade, só que um pouco, digamos, mais coloridas."
Wandy Gabbay.



Freud  - Wanderley Gabbay












Corcovado - Wanderley Gabbay

Dois Irmãos - Wanderley Gabbay









Comunidade - Wanderley Gabbay

Wanderley Gabbay ladeado pelos agentes de saúde Ana Maria  e Fábio, usando  a camisa do Rede Unida.

Wanderley Gabbay

Cartões distribuídos ao público no Rede Unidas



*Ressaltamos que hoje Wanderley está começando um pequeno negócio usando sua arte!




















Auto retrato Wanderley Gabbay



ARTE DE VÁRIOS USUÁRIOS









Árvore de Natal que virou árvore da alegria!

Confecção da Árvore da Alegria".

Trabalhos produzidos pelos usuários expostos em nossas paredes.









AMOR - Nodir

Oficina

Oficina

Oficina de Instrumentos musicais

Oficina

Confecção de fantasia

Instrumentos produzidos pelos usuários.





[







Instrumento produzido pelos usuários